
Foi de um imigrante vindo do Reino da Boêmia, que pertencia o Império Austro-Húngaro, a iniciativa de erguer um moinho na localidade de Linha Imperial em Nova Petrópolis. Usando o conhecimento que trazia na bagagem, e com a coragem e esforço exigidos destes pioneiros, Josef Hillembrand começou a trabalhar no seu empreendimento em 1878.
Durante muitos anos as pedras de moagem, trituraram grãos principalmente de trigo e milho, que eram trazidos por outros colonos que como ele, começavam a vencer as dificuldades iniciais. Este embrião das modernas indústrias, prestava o serviço que agregaria valor a produção agrícola da região. Muitos pães e bolos devem ter sido feito com os grãos saídos dali… O lugar aproveitava a energia da roda, que girava com a correnteza de um córrego, para também movimentar máquinas que serravam a madeira, em uma segunda atividade realizada no mesmo prédio.

Faltou só um ano para que se celebrasse um século de bons serviços prestados, deste emblemático moinho. Em 1977 ele encerrou a sua jornada industrial, para ser revalorizado como patrimônio histórico e cultural, já no começo deste século. Com a devida valorização de toda a esta história e cultura, passou a receber visitantes ávidos por conhecer a saga desta gente, e de seus empreendimentos. O ambiente do entorno cercado de verde, nas margens da RS 235 que liga Nova Petrópolis a Gramado, cede espaço no outono, ao amarronzado dos plátanos que lhe dá um colorido único… Há planos, a partir da primavera de2022, de aproveitar todo este espaço para que o visitante possa adquirir produtos típicos da região, e consumi-los na beira do arroio embaixo desta árvore símbolo da Rota Romântica. Na companhia de anos de história, protagonizados principalmente pela família Hillebrand que segue a frente do empreendimento, já na quarta geração…


Ao visitar o lugar, se pode usufruir mais da propriedade, pois a poucos metros do Moinho está o Museu Alberto Hillebrand que já mostramos em conteúdo recente. E este conjunto histórico é um verdadeiro centro da cultura da trajetória deste povo e seus descendentes, devidamente registrada e valorizada. A antiga região de onde vieram, hoje faz parte de República Tcheca, e o reconhecimento e intercâmbio deste país europeu, se faz presente neste novo século. Há inclusive uma placa alusiva a esta relação na entrada do lugar… Mais um emblemático exemplo, de que o Rio Grande do Sul, tem muito a mostrar. Principalmente com respeito a sua história com o velho continente, que segue sendo relembrada, mas também continuamente desvendada de forma surpreendente…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
