Cascata e Caverna dos Bugres em Santa Maria do Herval

Scroll down to content

Uma incrível formação rochosa que deve ter servido de moradia a povos antigos, com direito a vista de uma bela cascata… Assim é este belo e estruturado lugar de Santa Maria do Herval, no coração da Rota Romântica.

Bugres é como eram chamados pelos imigrantes, que chegaram em numerosas levas aqui no Sul, os que habitavam estas terras e circulavam com desenvoltura pela densa mata nativa. Muitos deles com certeza ocupavam este tipo de lugares, onde um teto era oferecido pela mãe natureza, sem a necessidade de se erguer um, com engenhosidade e muito esforço. Utilizar cavernas, grutas ou mesmo troncos ocos de grandes árvores, aliás foi a alternativa muitas vezes utilizadas pelos próprios imigrantes nos primeiros dias antes de erguerem suas moradias…

A formação desta caverna (ou gruta) é bem ampla e aberta, e possibilita uma visão privilegiada não só da queda de pouca altura e rara beleza, mas também da sequência do arroio, que é efluente do Rio Cadeia que corta a cidade. Situada bem próxima do nucelo central de Santa Maria do Herval, o entorno da cascata possui uma estrutura com caminhos e passarela sobre o curso d´água, convidativa a uma boa contemplação. Até porque atividades como tomar banho, ou mesmo fazer um churrasco debaixo de esbeltas árvores, que trazem mais charme ao ambiente, não é permitido segundo o dito por uma placa logo na entrada.

Mas é claro que vale o passeio, inclusive por ser de fácil acesso. Além de ser uma alternativa a outra grande cascata também bem perto da zona urbana, mas que não se pode visitar, pois é área onde há uma usina hidrelétrica. Quem sabe no futuro não se abre uma possibilidade desta visitação? Enquanto este dia não chega, a cascata dos Bugres (e outras na na zona rural) são uma interessante opção para apreciar a natureza, de mais este cantinho da Serra Gaúcha…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: