Laranjal, uma Praia na Lagoa dos Patos em Pelotas

Scroll down to content

Longe das ondas do mar, mas com uma larga faixa de areia, a Praia do Laranjal não só é um bairro de Pelotas, como fica a poucos quilômetros do centro da cidade. E é pra lá que muitos vão no verão, tomar um banho nas águas calmas da Lago dos Patos.

Fizemos diferente… Fomos no auge do inverno em manhã de vento frio. E fomos presenteados com sol e céu azul, como só se vê no Rio Grande do Sul. O velho trapiche está revitalizado, e caminhar por cima dele para avançar 370 metros pra dentro da água, no que é conhecido como mar de dentro, foi uma opção neste dia. E o tom esverdeado que se via na superfície combinava com o dia luminoso…

Em outros tempos, quando havia apenas um proprietário de terras, que recebeu famílias de Rio Grande fugidas da invasão espanhola, se dizia ter ali uma plantação de laranjas. E estas teriam dado nome ao lugar, versão que não se tem certeza da veracidade. Certo é que algumas pessoas com suas grossas roupas de inverno, aproveitavam a energia de um sol de inverno neste dia…

A paisagem da beira da água ainda é acompanhada por várias espécies de árvores, que incluem simbólicas figueiras e charmosos plátanos, estes deixando cair suas amarronzadas folhas, nesta manhã de final de junho. O lugar recebeu melhorias recentes além do novo trapiche com seu portão de belas linhas. Um letreiro com o nome do lugar empresta cores variadas a paisagem, recebendo muitas fotos para enfeitarem nossas redes… No detalhe, cada letra possui um mosaico inspirado na arte e arquitetura de uma cidade com um patrimônio histórico riquíssimo. Ao lado deste nome marcante uma simpática formiguinha gigante de plástico, convidava para a Festa do Doce que acabara há poucos dias. Mas que voltará no próximo ano, como sempre…

Muito mais do que uma história longa, que deixou um legado fantástico, Pelotas foi presenteada com este lugar de amplitude e beleza. Que convida a contemplar sem pressa a sua paisagem, em qualquer época do ano…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: