O Artista e o Prédio na Fundação Scheffel em Hamburgo Velho

Scroll down to content

No histórico bairro de Hamburgo Velho na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, coração do Vale Germânico, Frederico Ernesto Scheffel iniciou uma trajetória para deixar um legado no prédio que um dia o acolheu. Afinal, foi dentro das paredes da casa centenária, que o menino nascido na vizinha Campo Bom teve suas primeiras incursões no mundo das artes.

E é nesta casa erguida por Adão Schmitt em 1890, que por merecimento repousa uma das maiores pinacotecas de um único artista no mundo, constituindo a Fundação Scheffel. Afinal, era notório seu engajamento nos anos 1970, para preservar o patrimônio do bairro e principalmente a antiga venda no estilo enxaimel que ficava ao lado, conhecida como Casa Schmitt-Presser.

Antes de retornar ao local onde estudou, e que também foi salão de baile e até mesmo hospital, Ernesto pintou muito em vários lugares. Suas obras expostas ali, foram desenvolvidas durante seus anos no Rio de Janeiro e em Florença na Itália, entre passagens por outras cidades do mundo. Seus grandes e pequenos quadros, retratam cenas diversas muitas delas relacionadas a vida de outros tempos na região de seus primeiros anos. Esculturas e até mesmo partituras de músicas também fizeram parte de suas habilidades, mas é com as tintas que ele trabalhou mais. O seu atelier em Florença, onde estudou por anos ao longo do século XX, é também retratado, além de obras relacionadas a religião. Isso inclui estudos expostos ali, que teriam sido reproduzidas por ele na emblemática cidade italiana…

Sua longa vida se encerrou com um câncer que o tirou desta vida terrena em 2015, aos 87 anos. Mas antes de partir, recebeu da presidente brasileira da época um telefonema. Na breve comunicação ela antecipou a notícia oficial do tombamento, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), de 70 prédios de Hamburgo Velho. Além de 400 obras suas expostas no velho casarão também preservado…  Um prêmio para uma luta que estava se encerrando, mas que havia deixado um belo legado…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: