O Museu das Bebidas do Padre em Otávio Rocha

Scroll down to content

Foi em meio à imigrantes italianos e seus descendentes que um padre se dedicou, além das atividades religiosa, a elaborar uma grande coleção de licores e outras bebidas na Serra Gaúcha. Na bela comunidade de Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha esta espécie de riqueza material desenvolvida por Alberto Lamonato, forma desde 1998 a maior parte do acervo do museu que leva o nome deste inusitado religioso.

Localizada no porão da casa que abriga além do museu a sub-prefeitura do lugar, a mostra é um verdadeiro desfile de formas e cores. Mas também de frases… Em meio às inúmeras garrafas e barris não só de licores de variadas frutas, mas de vinhos, wiskis, e até mesmo graspa (espécie de aguardente feita de uva) foram colocadas inspiradas sentenças que surpreendem. Sempre fazendo referência, é claro,  ao ato de beber, e por que não, se embriagar… Uma delas nos impactou, ao dizer que “Os homens e assemelham aos vinhos: a idade estraga os maus e melhora os bons.” Equipamentos utilizados na produção completam o cenário, e nos andares superiores, há mais objetos além da reprodução de um quarto de dormir e outros ambientes de uma casa antiga.

Em frente ao prédio o passeio pode ser completado em um ambiente que marca o visitante. Principalmente os que percorrem e apreciam o Túnel da Uva, formado por parreiras enfileiradas ao longo da via que corta a praça. As imagens que trazemos são de uma bela manhã de outono, quando as folhas estavam com o tradicional amarronzado da estação. A Praça também homenageia a fruta, e uma série de árvores foram plantadas e nomeadas com as cidades da região. Alguns plátanos ajudam a compor a bela paisagem que ainda tem a companhia de uma moderna igreja e seu imponente campanário erguido em 1921.

O distrito ainda possui o convidativo e estruturado Parque da Gruta que já falamos em outro conteúdo, onde fica uma bela cascata. A cidade como um todo é reconhecida ainda por sua volumosa produção de vinhos, e por uma importante celebração religiosa de Corpus Christi, que acontece em sua sede, mas também neste belo distrito. Que além destes interessantes locais mostrados aqui, sempre encanta com as belas paisagens das montanhas do seu entorno…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: