Encantos da Terceira Légua de Caxias do Sul

Scroll down to content

A zona rural de Caxias do Sul surpreende os visitantes com seus encantos, que sempre incluem as belezas naturais da serra, um interessante patrimônio histórico e a cultura da imigração, principalmente italiana. E as léguas que ajudavam a organizar a divisão da colonização, ainda hoje nomeiam impressionantes regiões. Percorremos a terceira, fazendo um caminho que no século XIX foi aberto por esses corajosos imigrantes.

Antes de iniciar a subida, a parada na beira do Rio Caí é acompanhada pela igreja São Rafael, com o seu cemitério secular. Nele estão, lado a lado, mausoléus de famílias de origem alemã e italiana. Ao menos é que se deduz pelos sobrenomes…

Mas é iniciando-se a subida pela rodovia do vinho, que se pode presenciar toda a exuberância da paisagem das montanhas. E é claro que sempre tem algumas cascatas… A primeira que trazemos pra ti é a do Rio Bello, aonde se chega com certa facilidade no seu topo. Em um passado talvez recente, no local talvez tenha sido construída uma usina elétrica, ou uma barragem, pois ainda há evidências disto…

Um pouco mais acima, se chega na comunidade de São Pedro e São Paulo com sua igreja erguida em 1926. Uma homenagem aos imigrantes italianos, indicando o caminho percorrido por eles a partir de 1875, fica ali na frente e registra que o governo de Vicenza (na Itália) contribuiu com sua construção… Belas casas típicas desta etnia, com seus belos lambrequins de madeira, também ficam por perto, e ajudam a constituir um cenário encantador…

E tem mais belezas naturais, como a impressionante cascata junto a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Para chegar até a base deste espetáculo natural, no entanto, é preciso fôlego. Primeiro para descer os 150 degraus de uma escadaria que dá acesso a uma “igreja” embaixo de grossas paredes de pedra, em uma interessante formação natural. O lugar, também utilizado para escaladas, é um ponto intermediário no caminho até a base da cascata, tendo-se que percorrer mais uma trilha íngreme. A visão de perto da queda alta e esbelta, combinado com o frescor do ambiente úmido, parece invadir a alma trazendo saúde e paz…

Depois de subir tudo de novo, e apreciar uma vez mais a cascata de longe, ainda passamos pela igreja dos Sagrados Corações. Uma pequena capela construída em 1892, toda em pedra que faz uma composição harmoniosa com a paisagem, no caminho até Galópolis. Esse distrito de Caxias do Sul aliás, possui mais atrações que mostraremos em outros conteúdos.

Mais uma vez, a nossa serra nos trouxe encantos em paisagens e histórias de tirar o fôlego. Mesmo que talvez haja lugares belos que não visitamos desta vez, a trajetória percorrida de certa forma nos realimenta. E temos certeza, que pode inspirar muitos outros a desfrutarem deste ambiente inesquecível…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: