
O Lago Guaíba, além de banhar a capital de todos os gaúchos, também oferece suas águas a outros balneários. A simpática Barra do Ribeiro é um destes lugares a pouco mais de uma hora de carro de Porto Alegre, que possui convidativas praias, e um interessante patrimônio.
Uma das maiores e mais centrais é a Praia da Santinha, que tem este nome por ter uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no seu extremo norte. É neste ponto que chega o arroio do Ribeiro para formar a barra que dá nome a cidade. Em frente a ela é possível caminhar por bancos de areia que avançam pelo lago. Ali bem perto há um trapiche e belas árvores à beira d’água, já na área correspondente à praia da Picada, além de outras estruturas de lazer…



Uma característica desta orla, no entanto, é a presença de construções que avançam em direção às águas e que demarcam outras praias, algumas de poucos metros de extensão. Recentemente elas ganharam estruturas, com passeios e bancos, além de simpáticos nomes… Não pesquisamos a origem de cada um deles, mas certamente tem algumas histórias por trás de Dona Rosa, ou Tia Maria apenas para citar alguns… O fato é que cada um deste lugares se transformou em belos e agradáveis recantos.

A cidade também possui algumas casas antigas que compõe cenários interessantes em ruas próximas a praia. Sua antiga igreja em homenagem a São José também merece um olhar mais atento, ou um descanso nos antigos bancos da praça ao lado. Eles são emblemáticos e pertenciam ao antigo Auditório Araújo Viana nos tempos em que ele ficava onde hoje existe a Assembleia Legislativa, no coração da capital gaúcha. Isto porque Barra do Ribeiro pertencia a capital em outros tempos, e herdou algumas unidades deste interessante patrimônio em pedra e madeira, que também podem ser encontradas em algumas praças e parques de Porto Alegre.




Há ainda, nas margens do lago, antigas unidades industriais como o Engenho Santo Antônio já desativado. Seus pavilhões hoje têm sua fachada recuperada e ajudam a formar um Boulevard, possibilitando o lazer e a instalação de atividades comerciais… E uma “indústria” diferente se destaca não muito longe do centro. É a Fábrica de Gaiteiros, localizada onde já funcionou uma companhia de navegação. Este projeto de inclusão que fabrica as tradicionais gaitas, para aulas de crianças e jovens, se tornou um símbolo da cidade e destacamos recentemente em outro conteúdo nosso…

No dia em que estivemos por lá, fomos surpreendidos por algumas pancadas de chuva fina, prejudicando a obtenção de imagens de alguns locais. Mas no final da manhã, antes de seguirmos para outra cidade, conseguimos presenciar o sol na Praia do Canto das Mulatas. Este nome, diferente das outras praias, conseguimos descobrir a sua origem que remonta a cantoria de antigas mulatas, descendentes da mistura de portugueses e africanos. Em tempos passados elas lavavam suas roupas ali nesta praia longa, e dizem que a música que embalava a sua lida ajudava os pescadores, muitos deles seus maridos, a achar o caminho de volta. Principalmente em começos de noites escuras ou com nevoeiro…

Como se pode perceber, os encantos deste lugar envolvem amplas paisagens naturais, um patrimônio histórico rico que ajuda a compor um interessante cenário, e muitas histórias relacionadas a música e a cultura gaúcha. Formando com isso um recanto todo especial, banhado pelas águas do nosso Guaíba…
Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!