
Existe uma cidade do Rio Grande do Sul chamada Sério, e muito mais do que o nome e seu significado, o lugar possui histórias, lendas, mistérios e surpresas da natureza. Colonizada por imigrantes italianos e situada em uma parte alta do Vale do Taquari, ela vem buscando valorizar cada vez mais, sua cultura e seu patrimônio natural. Abrindo sempre seus braços para receber os visitantes que ali chegam…
Quem centraliza, como quase sempre, a zona urbana é a igreja de Santo Antônio, que não só está em um lugar alto, como possui uma estrutura interessante ao seu redor. O que cria um ambiente de acolhimento não só aos fiéis. Até mesmo uma fonte de água com situações que lembram a cultura católica, está presente contando inclusive com uma velha bomba manual. Mostrando que era dessa forma que se trazia água de poços profundos em outros tempos… Um mosaico estabelecido em um muro que se aproveita do grande desnível do terreno, mostra em azulejos a cena da própria igreja e da casa paroquial ao lado. O templo estava fechado neste dia, mas em um olhar mais atento, pudemos perceber que a estátua do santo padroeiro localizada em frente, foi erguida em 2009. Mostrando que neste novo século, o lugar segue sendo estruturado, para o exercício da fé…



Arranjamos alguns minutos do nosso tempo, para buscar informações e ouvir histórias como a da Bugrinha que dá nome a uma pequena cascata perto da cidade. Dizem que uma criança de uma tribo de ameríndios que já estavam por aqui, teria sido sacrificada para que os deuses mandassem chuva em época de estiagem. Ao menos era a história que os tropeiros contavam, dizendo ainda que ouviam as vozes da criança em noite de chuva… Essas figuras que transportavam gado e mantimentos em lombos de mula, foram importantes para o comércio e a integração, desde os primeiros anos da imigração até o começo do século XX. Tanto que um velho senhor, que fazia esta atividade teria contado a história (ou lenda) para um funcionário da prefeitura que a compartilhou conosco, e com a internet…
Conseguimos chegar perto desta pequena queda, mas ao pedir licença em uma propriedade particular um pouco mais adiante, conseguimos enxergar a queda maior que vem na sequência. E seu extenso filete que desliza por uma alta parede vertical…

Mas o grande destaque da cidade e da região, é um imenso paredão de pedra localizado na comunidade de Alto Sampaio. Também pedindo-se permissão para entrar em uma propriedade particular, é possível chegar ao Arroio Sampaio e ver que na outra margem, há apenas uma parede natural também vertical, com mais de 100 metros de altura. Ao menos na nossa estimativa… Este arroio, que segue formando um belo vale, que já mostramos em outro conteúdo, é um lugar agradável para um bom banho em suas águas limpas. O proprietário alerta, no entanto, que algumas pequenas pedras podem se soltar de uma altura considerável e machucar algum banhista… Perigos a parte, a formação geológica impressiona e encanta, convidando a passar interessantes momentos de lazer, principalmente no verão, ou simplesmente contemplar de modo sereno, a grandiosidade da natureza…





Já falamos algumas vezes e não custa repetir, que quanto mais traçamos caminhos por lugares por vezes ainda pouco visitados, mais nos surpreendemos. E quanto mais conhecemos, mais nos sentimos tentados a mergulhar com mais profundidade, nas histórias e nos belos lugares do Rio Grande do Sul…
Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!