O Surpreendente interior de Igrejinha e Taquara

Scroll down to content

Na porção mais alta do Vale do Rio dos Sinos, ficam as vizinhas cidades de Igrejinha e Taquara, não muito longe da badalada Gramado na Serra Gaúcha. Com territórios que combinam planícies com algumas elevações, os caminhos de suas comunidades rurais, como Linha Caloni e Rio da Ilha, escondem recantos surpreendentes. Cascatas, rios, plantações, uma rica fauna e até mesmo curiosas formações rochosas, fazem parte de um roteiro que tem muito a nos dizer…

Temos que confessar a bem da verdade, que um dos nossos principais objetivos era mais uma cascata que nos faltava. O verão vem chegando e a sede de água e frescor nos conduziu à Cascata dos Italianos, em Linha Caloni no interior de Igrejinha. De fácil acesso contando com uma escada de concreto para descer até lá, ela despenca de uma borda curvilínea, e é do tipo que dá para passar por trás da cortina d’água. Basta para isso, uma caminhada curta por um caminho plano, onde se pode colocar a mão na queda sem se molhar totalmente. O lago formado parece bem convidativo e seguro, já que não é grande e não deve ser muito fundo. Temos esta dúvida porque o banho, tivemos que deixar para uma próxima. Até por que, tinha muito mais a desvendar…

E descemos por uma estrada sinuosa visualizando a planície que envolve o Rio da Ilha, já no município de Taquara. E aí começaram a aparecer outras surpresas que premiam quem anda por aí… A começar por um paredão de pedra muito interessante que se enxerga da estrada. Ele tem um nome? Quem sabe uma história ou lenda? Ou mesmo já é uma atração e não conseguimos descobrir…

A comunidade do Rio da Ilha se descortina na sequência com uma igrejinha, que assim como alguns casarões, precisa de restauro, mas é bem acompanhada de uma ampla figueira… Ali perto deste entroncamento, mais uma pinguela cruzou nosso caminho, e nós cruzamos por ela. Com direito a uma vista do rio em meio a campos e matas…

E a fauna deu o ar da graça em uma plantação, onde um bando de aves, dividiam o espaço fazendo a alegria de quem queria belas imagens. Fazia tempo que não presenciávamos este tipo de espetáculo único…

Fechamos a conta deste roteiro em uma antiga ponte de ferro e madeira, sobre o Rio Rolante, afluente do Sinos. E ficamos na dúvida se era possível passar de carro, mas o caminhão que a cruzou em seguida, logo nos trouxe a resposta. Sua altura impressiona, assim como o fato de ela possuir perigosas aberturas… Ali perto uma singela igreja evangélica aumenta a nossa coleção, completando um belo cenário ao lado de uma extensa planície…

Pelas surpresas e belezas destes lugares que passamos, a região pode muito mais… Alguns empreendimentos comerciais existem por ali, como bares e campings, mas se pode aperfeiçoar mais. Os lugares, e as histórias que certamente possuem, ainda podem ser mais valorizados. Procuramos sempre fazer isto, quando conseguimos mais informações, o que talvez tenha faltado desta vez… Mas se conheces algo, teremos um grande prazer em ouvir para saber mais. Para em uma próxima vez que voltarmos ali, pudermos explorar melhor o lugar. E propagar ainda mais a magia, que temos certeza existe por ali…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: