Santuário de Aves da Lagoa do Peixe (1/3) – Talhamar

Scroll down to content

Um dos lugares mais interessantes para se observar aves no planeta Terra… Assim é a Lagoa do Peixe no litoral sul do Rio Grande do Sul. Uma fina lâmina d’água na maior parte de sua área e a proximidade e ligação com o mar, oferecem um local excelente para cerca de 270 espécies de aves se alimentarem. Algumas delas, fazem ali apenas uma parada sazonal em sua grande viajem migratória entre os hemisférios norte e sul do continente americano…

E resolvemos dividir este espetáculo natural em uma série de três conteúdos, que começamos com a passagem pela Trilha do Talhamar, que na realidade é uma estrada de chão, mais precisamente de areia fina, que atravessa uma parte da lagoa. Ali já testemunhamos as pequenas batuíras na beira da água em um ponto que o leito dela, secou nestes dias quentes de final de primavera. O carcará foi outra das primeiras aves que vimos, com sua imponência a vigiar a área. E um numeroso bando de biguás nos surpreendeu nas margens de um canal que liga duas partes maiores de água, que podem ser transpostos de carro, por meio de pontes de madeira… Mas há muitas outras espécies por ali, e fizemos apenas uma descrição sucinta delas, trazendo mais imagens no vídeo…

Esta estrada que permite entrar no parque onde não há cobrança de ingresso, também faz a ligação da BR 101 com a praia. O mar pode ser acessado depois de se cruzar a lagoa, um conjunto belíssimo de dunas de areia e um grupo de casas abandonadas, pois não é mais permitido morar ali…

E como acontece em todo o litoral gaúcho, é possível transitar com veículos pela praia (com restrições legais em algumas delas é claro), por esta ser larga e possuir areia compactada. Assim, se consegue chegar a até um balneário, onde um singelo farol compõe um cenário belo contra o azul de um céu salpicado por poucas nuvens…

Ao longo da trajetória perto das ondas do mar, mais aves nos presentearam com seus voos e sua beleza, como foi o caso de gaivotões e piru-pirus. Nas areias desta parte deserta do litoral, ainda testemunhamos a presença de restos mortais de tartarugas marinhas e de um peixe-espada… E a companhia de dois cachorros que se dedicaram a comer um peixe morto, depois de atrapalharem um pouco o nosso trabalho, foi uma das surpresas desta manhã especial…

Uma região de natureza exuberante, com a presença de uma rica fauna, sobretudo aves, que dificilmente se encontra em outros lugares do continente… Um patrimônio natural a ser valorizado e preservado, sobre o qual ainda falaremos mais, nos próximos dois conteúdos desta série inédita. Que só podia estar em um espaço como este…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: