Santuário de Aves da Lagoa do Peixe (3/3) – Barra

Scroll down to content

Um dos lugares mais interessantes para se observar aves no planeta Terra… Para fechar a trilogia deste lugar impressionante, nos aventuramos um pouco mais até a barra da lagoa, que faz a ligação dela com o mar. Ao menos deveria ser sempre assim, mas em tempos de seca esta ligação tem que muitas vezes ser feita artificialmente, como foi neste 2022 que se encerra.

Como já comentamos, este lugar repleto de numerosos bandos de aves, chamado Lagoa do Peixe, fica em sua maior parte, no município de Tavares. Pois foi ali que passamos uma noite, e na manhã do segundo dia, conseguimos pegar imagens da Igreja Santo Antônio da cidade. Com linhas interessantes, ficou pronta em 1943. E seus materiais e sinos, vieram de outras cidades como Camaquã e Rio Grande, através da Lagoa dos Patos, em tempos de estradas muito precárias.

Mas nosso destino nesta última etapa de dedicação a este importante santuário natural, era a barra deste corpo d´água que na verdade é uma laguna. Para isso foi preciso mais uma vez, passar pela estrada ou trilha do Talhamar para chegar até a praia. E além de mais uma vez encontrarmos mais aves, conseguimos pegar imagens incríveis, do vento forte arrastando areia na parede das dunas altas. Este conjunto que impacta visualmente, praticamente divide as águas do lago, da beira da praia de mar…

E foi a beira do oceano bravio, que as areias compactadas e lisas, nos serviram de estrada em um percurso de cerca de 15 km, até chegar ao canal… A trajetória foi acompanhada de mais gaivotões, e outras surpresas como um conjunto de casas abandonadas já em ruínas, no meio do nada…

Depois de deixar o carro em um ponto seguro longe das ondas, ainda caminhamos uma distância razoável para chegar perto dos bandos ainda maiores do que o dia anterior, quando estávamos na margem oposta… E entre muitos Biguás, Capororocas e Talha-mares, estávamos ansiosos para observar as famosas aves de cor rosada…. A caminhada por leito seco, mas lodoso, nos fez chegar um pouco mais perto de um grupo que já desconfiávamos serem eles. E o zoom da máquina fotográfica confirmou um bando de elegantes Flamingos Chilenos, em um lento e harmonioso caminhar sobre a lâmina d´água. E com direito a um fundo com mais dezenas, talvez centenas de indivíduos de outras espécies. Incluindo algumas que sequer conseguimos identificar direito…

Nos esforçamos, nos aventuramos de certa forma, mas valeu a pena. A experiência de estar em um deslumbrante lugar como este e perto de uma fauna extremamente rica, é indescritível. Algo para se levar para sempre, e que marcou este 2022 de tantos outros roteiros. A fantástica Lagoa do Peixe é muito mais do que um santuário. É um verdadeiro símbolo da exuberante natureza do Rio Grande do Sul…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: