Um Farol da Lagoa dos Patos no Capão da Marca

Scroll down to content

Longe de tudo, mas de extrema importância para a navegação da Lagoa dos Patos em tempos em que não havia satélites. Assim eram os faróis, como o do Capão da Marca, que sinalizavam, e ainda o fazem, a posição em que os navegantes se encontravam. Há outros como ele na costa do que é considerado o mar de dentro e também no litoral marítimo, mas ele é um dos mais antigos desta região inóspita…

Erguido por ordem do então imperador Dom Pedro II, ficou pronto em 1849 em madeira. Que ao não resistir ao tempo e aos ventos constantes da região, foi substituído nos anos 1880 por outro de metal, que segue ali até hoje… E o isolamento dele permanece, pois as cidades e seus prédios e casas ainda estão distantes… Partindo-se de Tavares, são cerca de 13 km de estrada de chão, incluindo um percurso pelas areias das margens da lagoa, em uma solidão encantadora…

Fizemos de carro até uma parte com medo de atolar, mas uma manobra descuidada na volta, nos fez pedir socorro a moradores das proximidades, já no cair da noite… Era preciso sermos rebocados, para tirar as rodas afundadas nas areias finas e fofas do local em que havíamos parado… Contratempos a parte, a caminhada na ida e na volta até esse ponto apenas com a companhia das águas calmas, da areia e do verde, é algo para não se esquecer. Ainda mais com a moldura de um fim de tarde de estonteante beleza, que nos acompanhou no retorno…

Há empresas locais, que levam para essas e outras aventuras nesta região de amplitude única. E com a estrutura de veículos mais adequados, se pode chegar motorizado a esse e outros pontos isolados da lagoa, que certamente tem muito a surpreender…

De qualquer forma, estar ali e entender que esta estrutura está sozinha no meio de uma natureza espetacular, há mais de um século, é algo que meche com qualquer um… E os sonhos de andar por aí e passar períodos em um lugar longe do tudo e todos, encontram na região interessantíssimos cenários para que possam ser realizados…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: