
Já trouxemos muitas cascatas pra ti e traremos mais. E muitas delas convidam a um bom banho, ao menos quando tem água… A Cascata da Cabriúva secou, nesta estiagem preocupante de 2023. E o impacto do paredão de rochas vazias, foi semelhante ao que tivemos ao nos depararmos ali perto, com uma antiga igreja centenária fora de uso… Tudo isso, porém, nunca vai tirar o encanto dos detalhes destes lugares, e a nossa inspiração para seguir mais caminhos!
Foi na comunidade de Boa Esperança entre a BR 386 e o núcleo urbano de Paverama (com interessantes estruturas ferroviárias a serem mostradas em outro conteúdo), que fizemos um pequeno percurso para conhecer de perto algo que nos encantou… Uma antiga igreja católica, que não descobrimos o nome, e pelo pouco que encontramos de informação parece ser de 1924. Ela não está sendo mais usada para celebrações religiosas pelo que percebemos, por ver materiais depositados no seu interior. Também está merecendo um novo restauro que poderia destacar suas belas e singelas linhas…




O que parece impecável, no entanto é a bela paisagem que lhe faz companhia na beira do acesso asfaltado à cidade. Apesar de ser difícil encostar o carro por ali, tendo que deixá-lo um pouco distante… Em mais uma surpresa do caminho nos deparamos com uma ameixeira à espera das pequenas frutas amarelas, que chegarão já no final do inverno. Trazendo lembranças da infância de quem escreve estas linhas…


E nestas nossas jornadas há, muitas vezes, um pouco de aventura… Como foi para acessar a Cascata da Cabriúva, a poucos minutos de carro da antiga igreja. Em uma propriedade particular, que pedimos licença para entrar, empreendemos uma caminhada longa, que percebemos estar errada… É claro que depois que voltamos “caiu a ficha”, e vimos que a caminhada não era tão extensa… No caminho inicial depois de uma descida íngreme em trilha aberta, se vê uma placa que nos convida a levar apenas saudade… É ali que se deve entrar pela mata em um trecho também tranquilo, ao invés de seguir em frente.
Alguns passos acompanhando um leito de pedras, e finalmente chegamos à visão impressionante de uma queda de belas formas, mas totalmente seca. Até havia um pequeno fiapo de água, para ser sincero… A estiagem castigou este espetáculo da natureza, que vimos em outros conteúdos postados na internet. Ficou a vontade de voltar e fazer pessoalmente esta comparação e conversar com os proprietários que buscam valorizar aquilo que tem, sendo também receptivos com os visitantes. Sempre é necessário lembrar é claro, que devemos respeitar estes lugares, cuidando o máximo possível quando da nossa passagem por lá. Com certeza a natureza agradecerá.




Ainda mostraremos muitas igrejas e cascatas. Como já fazemos em percursos pelo interior que tem surpreendido a muitos dos que nos acompanham. Mas a situação destes dois ícones foi única, o que ampliou nossa vontade de mostrar muito mais… Pois entendemos que aquilo se deseja apreciar, acabará por ser mais valorizado e preservado. Seja pela motivação em restaurar um patrimônio histórico e fazê-lo se inserir no sistema cultural, social e econômico. Ou na intenção de se fazer um uso sustentável dos recursos naturais, evitando assim eventos extremos, como esta grave seca por que passa a região…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!