
Mais um presente para a capital dos gaúchos, convidando a se chegar cada vez mais perto das águas do Guaíba. Depois da orla próxima ao centro histórico, e a área esportiva, chegou à vez deste lugar mais perto do bairro Cristal. Um lugar que inclui área verde com estruturas de lazer, um prédio comercial com shopping (a ser inaugurado ao longo de 2023) e painéis contando toda a incrível história do lugar.
Conhecida como Ponta do Melo em outros tempos, a região recebia em fins do século XIX, os dejetos humanos recolhidos em cubas, e lixo produzido nas casas. Tudo despejado longe da civilização nas águas do rio, que depois seria reconhecido como lago…

Mas muito antes da chegada de europeus por aqui, índios Guarani já desenvolveram sua comunidade na beira d’água. Ao menos é o que está explicado em uma seqüencia de painéis, que mostra todo o trabalho de arqueologia realizado antes da construção do parque, e que fez muitas descobertas. Neste mosaico explicativo, se pode verificar que eram realizadas fogueiras para cozimentos, além de outras atividades que não se restringiam somente a caça e coleta de frutos…

E quem é mais velho e conheceu a Porto Alegre do século XX, talvez se lembre que ali havia uma empresa chamada Estaleiro Só. Ele funcionou até 1995, mas sua história começa em 1850, quando o português Antônio Henriques da Fonseca adquiri uma fundição no centro de Porto Alegre. E perto de onde hoje é a prefeitura, começa a produzir ferros de passar, tachos de cobre e outros objetos variados… Com a entrada na sociedade de José Manuel da Silva Só, eles começam a prosperar, dando um grande salto ao passar a fornecer peças a serem utilizadas pelas tropas brasileiras na guerra do Paraguai…

A empresa segue crescendo e no século XX, já controlada apenas pela família Só, passa ocupar novo endereço ainda próximo a região central da cidade. O terreno, no entanto é requisitado pela prefeitura para ampliação do cais nos anos 1940. A solução foi se mudar para o sul da cidade na Ponta do Melo, onde a partir de 1950 os negócios crescem ainda mais, focados agora na produção de diversos tipos de barcos.
E depois de uma era de ouro nos anos 50, 60 e 70, o cenário muda e a crise bate forte, causando o encerramento das atividades em 1995. A área então abandonada, volta ao poder público que resolve perguntar a população o destino do lugar. Em 2009, 80% dos que foram votar decidem que o espaço deveria ser utilizado para um parque e não para residências…

Finalmente em 2022 é inaugurada mais esta bela área verde na cidade. Onde uma ponta que antes recebia os barcos para reparos, agora recebe os porto alegrenses e visitantes para desfrutar de uma área que avança sobre as águas. E de onde se aprecia com a tranqüilidade necessária, magníficos finais de tarde. Para confirmar a fama que a gauchada, gosta de alardear por aí… De que em sua capital, ocorre o mais belo por-do-sol do planeta…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!


























Parabéns lindíssimo local!
As fotos são lindas! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realmente é um local sânscrito! Obrigado por seu comentário referente às fotos…
CurtirCurtir
Sou apaixonada por Porto Alegre. NAO troco por nenhuma outra, mesmo sabendo que nosso amado Brasil tem muitas cidades lindas.
Aqui, o povo ainda guarda lembranças que nos foram passadas por nossos pais, os banhos no Guaiba, que, se já era poluído, não fazia mal a pele, o bonde, o gado que era trazido das fazendas para abate até onde, hoje, é a zona Sul, o cheiro do mato, a colheita da Marcela, erva de chá , digestiva, conhecida por tantas pessoas e ainda hoje colhida na Semana Santa, as fogueiras de São João, quando a gurizada , num mutirão em festa, catava, na maior alegria, toda a lenha dos pátios e formava a fogueira, colocando, depois. no braseiro, batata doce pra assar…ah são tantas lembranças, que fazem desta minha cidade, um lugar agradabilíssimo de viver. Tá certo que já se passaram 70 anos…mas meu amor é ainda maior pelo meu Portinho, ao poder constatar que as mudanças que foram necessárias ao longo deste tempo, não dininuiu seu encanto, e sim, novas paisagens, como o Pontal que mais do que nunca valorizou grandemente o POR DO SOL MAIS LINDO , que só o Porto-alegrense tem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
São muitas lembranças mesmo…
CurtirCurtir