Capelinhas e Surpresas no Interior de Farroupilha

Scroll down to content

Cada vez mais temos a impressão, que parecem infindáveis as belezas das paisagens da Serra Gaúcha, e a quantidade de belas igrejas, capelas e capitéis que se espalham pelas estradas e comunidades da região. No interior de Farroupilha em lugares colonizados basicamente por imigrantes italianos é muito comum encontrarmos estes monumentos a fé. Em percurso que passou entre outros lugares por Vila Jansen, nos deparamos também com outras surpresas que como sempre nos deram a sensação de querer voltar muitas vezes…

A capela São Marcos fica perto do famoso Santuário de Nossa Senhora do Caravággio, que já mostramos por aqui e ainda voltaremos. Na frente dela, em uma pequena praça, nos deparamos com um pé de araçá vermelho. Frutinha que fez lembrar a infância de quem escreve estas palavras, em um casarão de Esteio… Apesar de que aquela era a versão amarela, mas de igual sabor…

Não fica longe dali uma igrejinha de Pedra em reverência São Valentim, erguida dez anos antes em 1919. O campanário também de pedra, acompanha a construção rodeada de um gramado na beira da encosta de frente para o vale…

Mas são os capitéis, que mais caracterizam a região. Estes pequenos oratórios, com espaço somente para a imagem de um santo e um punhado de flores, são freqüentemente encontrados na beira de estradas e em companhia de plantações, principalmente de uvas, como é comum por ali. Alguns são bem antigos, como um em que constava a data de 1933…

Nossa peregrinação seguiu por outros destinos a serem mostrados em outras postagens, mas ainda passamos perto de outros capitéis, e outras duas igrejas em meio às curvas da serra. Na igreja de Nossa Senhora da Saúde, o sol da tarde iluminou e deu mais brilho ao letreiro com seu nome, e que faz referência ao que tanto desejamos nestes tempos de pós-pandemia…

E foi em uma capela com letreiro em italiano, dizendo que Maria se eleva aos céus, que nos encantamos com mais surpresas. Com a grama recém aparada, este templo bem perto de Vila Jansen, recebeu a companhia de agitados Quero-queros enquanto passávamos por lá… E mais uma vez encontramos árvores carregadas de araçá vermelho…

Deste ponto também é possível vislumbrar em direção ao leste, uma bela vista do vale, com um perfil de prédios altos ao longe. Caxias do Sul, a maior cidade da região pode ser apreciada em meio às árvores a mais de 15 km de distância…

As paisagens de tirar o fôlego, e o capricho que a comunidade cuida dos espaços onde exerce a sua fé e mantém tradições seculares são tocantes convites a voltar muitas vezes. Para se surpreender com novas cenas belas, e viver momentos que inspiram às melhores reflexões…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: