Curvas do Rio das Antas em Cotiporã na Serra Gaúcha

Scroll down to content

Depois que nasce nos Campos de Cima da Serra, o rio das Antas, um dos principais do Rio Grande do Sul, desce serpenteando mansamente as montanhas formando cenários de tirar o fôlego. No interior de Cotiporã, perto de um dos seus mais belos trechos, mirantes presenteiam os visitantes que descem ou sobem as sinuosas estradas da região em meio históricas comunidades.

Passamos por um trecho onde é possível cruzá-lo em uma ponte baixa, e acessar uma pequena praia formada com seixos redondos no lugar da areia… Dali é possível avistar, além de pequenas corredeiras, uma ponte ferroviária que cruza o afluente Arroio Pedrinho. E a passagem de uma composição de carga foi à surpresa da manhã de sol. Como também nos surpreendeu a presença da lua decrescente que conseguimos captar com a companhia das estátuas de anjo, que enfeitam a capela de Linha Alcântara, do outro lado do rio em Monte Belo do Sul. O canto dos quero-queros, e a conversa arrastada de senhores e senhoras, no bar em frente à igreja, completaram o ambiente inspirador…

A jornada seguiu subindo em direção a zona urbana de Cotiporã, passando por dois mirantes espetaculares onde é possível perceber algumas das impressionantes curvas do rio. Em um determinado ângulo, se desvenda (com ajuda de mapas é verdade) a volta de quase 180 graus, que suas águas, depois de passar pela Hidrelétrica 14 de Julho, fazem em volta do Cerro dos Baianos… Um verdadeiro presente da natureza, que por vezes causa espanto…

Além das paisagens das curvas do rio, algumas comunidades desta região, nos presenteiam ainda com testemunhos de sua história, como acontece na com a antiga capela do Rosário já em uma altitude mais elevada. Erguida nos anos 1930, recebeu a companhia de uma irmã mais nova, já neste novo século, que fica na frente do outro lado da estrada…  E para nossa surpresa e encanto as linhas arquitetônicas desta última pronta em 2007, são em grande parte inspirada nas antigas e tradicionais. O conjunto das duas compõe um ambiente, que convida a uma parada sem pressa com direito a vista de outro vale em um mirante bem perto dali. Desta vez a visão é dos morros que circundam o rio Carreiro, outro afluente do Rio das Antas. E é na foz deste Rio Carreiro, há poucos quilômetros dali, que o Rio das Antas passa a se chamar Taquari.  Que segue até o caudaloso e amplo, Rio Jacuí, um dos formadores do estuário Guaíba,  já bem perto da capital gaúcha…

Curvas deste grande rio são muitas, mas esta passagem pela pequena Cotiporã tem um desenho que beira ao mágico… E as muitas imagens que existem deste lugar, agora acrescidas das que estamos trazendo pra ti, não são suficientes para entender a grandeza deste recanto impressionante…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: