
Quem percorre a zona rural de cidades da região de imigração germânica do Rio Grande do Sul, e que ficam aos pés da Serra Gaúcha, se surpreende e se encanta com o que é encontrado em suas belas “picadas”. O termo que vem do tempo em que se abriam as primeiras trilhas conhecidas então como picadas, está presente em toda a região, assim como rios, córregos, cascatas e casas antigas. Além das sempre presentes igrejinhas, em frente a velhos cemitérios, encravadas em paisagens surpreendentes…
O cardápio que desfrutamos traçando rota desde a zona urbana da vizinha cidade de Dois Irmãos foi repleto destas já esperadas atrações, mas também de outras que temperaram nossa trajetória. Já fazia um tempo que queríamos conferir a imagem de um caminho ligando um antigo cemitério até a porta da igreja luterana de Picada Verão. E não pudemos deixar de registrar, a atividade de renovação da pintura do templo erguido em 1928, feia por uma equipe de corajosos praticantes de rapel. O esporte radical realizado em paredões de pedra, na busca de adrenalina, também estava sendo utilizado por estes dedicados trabalhadores, que estavam dando sua contribuição para o embelezamento deste patrimônio.









Seguimos em frente depois de encontrar outra equipe que estava fazendo um inventário do patrimônio histórico e natural da cidade qualificando ainda mais o conhecimento da região, e paramos no Arroio Feitoria. Importante afluente do Rio Cadeia, no ponto onde cruza a estrada que trafegávamos, há uma ponte baixa por onde a água flui por tubulações e segue por corredeiras de pedra em cenário inspirador. Assim como o ar de mistério de paredões de pedra ali perto, no que parece ser as estruturas de uma antiga, mas alta travessia. Ainda não descobrimos nada sobre ela, ficando a vontade por desvendar mais…




E em meio sinuosas vias de chão batido, passando por casas enxaimel, e perto da cascata Deberofski, que já mostramos em outro conteúdo, chegamos até a Picada São Jacó. Onde passamos pelo seu núcleo principal para subir um pouco mais e chegar até a singela, e alta, Cascata da Santinha. Com um volume de água, que reflete às chuvas que voltaram ao sul ela é acompanhada de um pequeno oratório, semelhante aos capitéis da região de imigração italiana… Desta parte alta é possível avistar a zona urbana de Sapiranga, e de outras cidades da região, além de mais uma igreja com um cemitério na frente…









E é nessa direção para onde voltamos a descer, passando antes pela “Aula Pública de Picada São Jacob”, prédio de uma antiga escola de 1935 com este letreiro em cima. A singela casa hoje tem a companhia e placas coloridas que nomeiam uma série de esportes radicais, praticados na região, e onde seus adeptos têm um ponto de referência e encontro. E ponto de referência, também é a igreja construída em 1927, semelhante à que já havíamos passado, mas com uma pintura nova e pronta em azul e branco.










Um bando de Anus Pretos foi à surpresa das árvores nos fundos do templo. Com vistosa plumagem toda escura seus indivíduos nos emprestaram suas poses para belas imagens, assim como as obras de arte em forma de lápides do cemitério em frente. Lápides que muitas vezes possuem inscrições em alemão, e que pertencem a protagonistas e testemunhas de outras épocas. Quando talvez tenha se relacionado com um episódio marcante ocorrido na região no século XIX, que daremos atenção em outro conteúdo.

Planejar um roteiro e depois partir para a prática e conferir os locais estudados, nos permite trazer o nosso olhar pra ti. E os presentes inesperados que recebemos pelo caminho, enriquecem ainda mais a nossa experiência. Há mais para te contar e mostrar deste lugar e da região, te passando um pouco das nossas vivências. Mas também das experiência resultantes de muitas outras histórias vividas ali, por quem já está em outro plano espiritual…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!