É longa a história da cidade de Taquari, às margens do rio de mesmo nome, e é marcante o patrimônio histórico do lugar fundado por imigrantes açorianos. E um dos ícones desta trajetória, é o Theatro São João (assim mesmo com “th”), erguido em 1893. E em seus 130 anos de existência está tinindo de novo, e conta agora com a companhia de um belo memorial. Que de certa forma o aproxima ainda mais, da bela paisagem da Lagoa Armênia.

A vontade de desenvolver cultura através de peças de teatro começou antes ainda da concepção do prédio, com grupos dedicados a trazer esta arte pra cidade em meados do século XIX. Com esforço de muitos, o local passa a ser um ponto de lazer e encontro há poucos metros da praça central da cidade e da igreja erguida em 1768. Enquanto um banhado estava se transformando na Lagoa Armênia nos fundos da casa de espetáculos, grupos teatrais locais se revezavam trazendo cultura a uma cidade que se tornava relevante no cenário regional.

Com o alvorecer do século XX, um cinema passou a funcionar no local, se revezando com as peças, e companhias de outros lugares também passaram a se apresentar ali. Elas vinham em barcos a vapor que subiam o Rio Taquari, depois de se apresentarem nos grandes centros de Pelotas e Porto Alegre. Barcos estes que pertenciam à importante companhia Arnt, que tinha sede em Taquari, mas fez história nos rios gaúchos…

Mas depois de um auge de sucesso, nos anos 1940, os tempos foram mudando e a chegada do rádio e da televisão, principalmente, trouxe consigo forte concorrência e mudança de hábitos… A inviabilidade e o abandono vieram, até que um grupo de abnegados resolveu reerguer este marco local. Foi em 1984, que um grupo de jovens inicia com o pouco que tinha e muita vontade, uma primeira restauração do prédio.

E a luta foi longa para valorizar este patrimônio, até que um novo e recente processo de restauração se inicia trazendo de volta a casa de espetáculos, em 2021. E desta vez teria ainda a companhia de um moderno, mas não menos belo anexo. Ocupando um terreno atrás do palco, mas de frente para a bela e importante Lagoa Armênia com suas estruturas e belezas, o local é mais uma construção marcante. Inaugurado em 2023, o Memorial do Theatro São João, vem enriquecer e valorizar ainda mais a cultura local e regional, se tornando um patrimônio relevante que com certeza será apreciado por muitas gerações… Acompanhando de um bistrô, o lugar mostra principalmente imagens de outros tempos do teatro e da cidade, com direito a ampla da vista da lagoa.

Muito mais do que a recuperação de um antigo prédio, foi realizado ali um processo de resgate da cultura e com certeza da auto-estima da cidade. A integração com novos e modernos espaços com usos variados, e a integração com o patrimônio natural da cidade, formaram um conjunto mais do que especial. Com tudo para se tornar referência não só para a cidade, mas para seus visitantes. Que acreditamos deverão chegar, em quantidades cada vez maiores… 

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: